Vídeo: Jaguatirica é flagrada ‘passeando’ em reserva do Vale do Ribeira
O animal foi filmado em uma das armadilhas fotográficas instaladas na reserva Legado das Águas
O animal foi filmado em uma das armadilhas fotográficas instaladas na reserva Legado das Águas
Uma Jaguatirica foi flagrada ‘passeando’ em uma reserva da região do Vale do Ribeira, no interior de São Paulo. Essa espécie, que é frequentemente confundida com um filhote de onça-pintada, é considerada o terceiro maior felino da américa. Suas rosetas alongadas na horizontal são bem características da espécie.
O animal foi filmado em uma das armadilhas fotográficas instaladas na reserva Legado das Águas, maior reserva privada de Mata Atlântica do país, localizada no Vale do Ribeira. De acordo com a unidade, local do vídeo foi o ponto com mais registros de onça-parda que tivemos na primeira campanha de monitoramento de fauna.
Confira
Jaguatirica
A jaguatirica (Leopardus pardalis) é o terceiro maior felino das Américas e pode medir até 1,35 metro de comprimento. Felino de médio porte, os machos são maiores que as fêmeas, podendo medir 1 metro, mais a cauda com até 40 cm, pesando entre 8 a 15 kg. A jaguatirica tem coloração variável, de cinza-amarelado bem pálido ou amarelo-claro a um castanho-ocráceo.
As manchas negras tendem a formar rosetas abertas, desenhando traços longitudinais. São animais solitários, de hábitos noturnos, e excelentes nadadores e escaladores de árvores. O território de um macho adulto varia em torno de 18 km².
Sobre a reserva
O Legado das Águas, maior reserva privada de Mata Atlântica do país, com extensão aproximada à cidade de Curitiba (PR), é um dos ativos ambientais da Votorantim. Localizada na região do Vale do Ribeira, no sul do Estado de São Paulo, a área foi adquirida a partir da década de 1940 e conservada desde então pela Companhia Brasileira de Alumínio (CBA), que manteve sua floresta e rica biodiversidade local com o objetivo de contribuir para a manutenção da bacia hídrica do Rio Juquiá, onde a companhia possui sete usinas hidrelétricas.
Em 2012, o Legado das Águas foi transformado em um polo de pesquisas científicas, estudos acadêmicos e desenvolvimento de projetos de valorização da biodiversidade, em parceria com o Governo do Estado de São Paulo.
Cadastre seu email e receba nossos informativos e promoções de nossos parceiros.
Nutricionisa Ricardo Ogawa - Receitas com Biomassa de banana verde
-
Vinicius R. Veloso & Jefferson R. Veloso - Contribuinte obtém vitória no STF para não pagar contribuição previdenciária sobre salário...
Fagner Vieira - Consumidor não perdoa experiências ruins no mobile