Chuvas intensas e ventos moderados devem atingir Registro à partir de hoje

A Defesa Civil do Estado emitiu alerta para 13 regiões, incluindo o Vale do Ribeira

Por Redação 13/01/2021 - 13:13 hs

Entre hoje e quinta-feira, dias 13 e 14 de janeiro, a configuração dos ventos em altitude e uma frente fria que se aproxima do litoral de São Paulo favorecem formação de nuvens carregadas que vão provocar temporais em nossa região.

A área de instabilidade deve atingir Registro e todo o Vale do Ribeira na tarde desta quarta (13) e também durante a quinta-feira (14).

O fluxo de ar quente e úmido predominante e a circulação de vento em níveis médios e altos da atmosfera tem sido bastante favoráveis à formação de grandes instabilidades e a ocorrência dos temporais em muitas áreas do estado de SP desde o último domingo (10), inclusive na capital.

A frente fria que se aproxima do litoral paulista reforça estas instabilidades que se espalham ao longo do dia pela Grande São Paulo, pelo litoral, pelo interior do Estado e pelo Vale do Ribeira. Estas nuvens ficam ainda mais carregadas durante a tarde e a noite por conta do aquecimento diurno e do fluxo contínuo de umidade vindo do Norte e da entrada de umidade marítima. O risco de chuva forte, acompanhada de raios e vento forte, com rajadas de vento, variando em média de 50 a 70 km/h, é alto em todas as regiões paulistas.

A Defesa Civil Estadual alerta para o risco de alagamentos pontuais, transbordamento de córregos e rios, deslizamento de terra em áreas de encosta, potencial para queda de árvores e destelhamento de imóveis durante os eventos de ventania.














-->