Em alta, MEIs terão semana especial preparada pelo Sebrae

Puxados por setores como obras de alvenaria, varejo de vestuário e beleza, números da modalidade mostram força no Vale do Ribeira na pandemia; evento gratuito acontece de 10 a 14 de maio

Por Redação 13/05/2021 - 13:34 hs

Durante o período da pandemia de Covid-19, o Estado de São Paulo teve uma variação de 706 mil novos Microempreendedores Individuais (MEIs), totalizando um contingente de 3,2 milhões de pequenos negócios nessa categoria. O MEI, conhecido como a porta de entrada do empreendedorismo, mostrou sua força como alternativa de geração de renda e emprego em um período de crise.

No Vale do Ribeira, a variação no período foi de 3,3 mil novos MEIs. Atualmente existem mais de 18,7 mil MEIs ativos na região. Os principais setores que puxaram essa alta foram de obras de alvenaria (257 MEIs a mais), comércio varejista de vestuário (239) e cabeleireiros, manicures e pedicures (170).

De olho nesse público e também em quem quer se formalizar, o Sebrae realiza, entre os dias 10 e 14 de maio, mais uma edição da Semana do MEI. Pelo segundo ano, devido à pandemia, o evento será totalmente online, com as mais diversas ofertas de capacitação e orientações especiais para os MEIs e potenciais empresários. “O trabalhador autônomo que se torna MEI atinge outro status. Ele abre um leque de possibilidades que antes não tinha, pois passa a ser visto com outros olhos, com mais credibilidade e profissionalismo, além de ficar apto a negociar com empresas de maior porte e órgãos públicos. Para quem tem o sonho de empreender, é o primeiro passo na direção certa; para quem está desempregado, é a oportunidade de se reinserir no mercado com perspectiva de crescimento profissional”, afirma o diretor-superintendente do Sebrae-SP, Wilson Poit.

A programação é gratuita e oferece palestras, oficinas e seminários para melhorar os negócios, além de orientação empresarial sobre gestão, inovação e finanças, benefícios e deveres do MEI. Entre os destaques da programação, estão workshops sobre tendências em setores como beleza e alimentação, uso dos meios digitais para vender mais e orientações sobre o uso profissional de novidades tecnológicas, como o TikTok e o WhatsApp Business. Para se inscrever e conhecer a programação completa, basta acessar: www.sebrae.com.br/semanadomei  

 

MEI em números

Atualmente, existem 11,3 milhões de microempreendedores individuais em atividade no país e ainda há muito espaço para crescimento. De acordo com o último Perfil do MEI, elaborado pelo Sebrae, 76% possuem o empreendedorismo como única fonte de renda e apenas 2% eram empreendedores formais antes de se tornar MEI. O estudo também revela que 51% dos MEI em atividade tinham carteira assinada antes de se formalizar e 12% era empreendedores informais. Em 2020, mesmo diante das dificuldades impostas pela pandemia da Covid-19, foram registrados 2,6 milhões de novos MEI, o maior número dos últimos cinco anos, de acordo com levantamento feito pelo Sebrae com dados da Receita Federal.

SERVIÇO:

SEMANA do MEI
Data: de 10 a 14 de maio
Inscrições gratuitas: www.sebrae.com.br/semanadomei














-->