Voluntariado Sabesp entrega 1.300 Cartilhas Educativas para escolas municipais de Pariquera-Açu

O Projeto DIADESOL tem o objetivo de desenvolver atividades que despertem a consciência sobre as questões relativas aos resíduos sólidos

Por Redação 19/05/2022 - 10:30 hs

A Equipe de Voluntariado da Sabesp Vale do Ribeira (RR) abraçou a Campanha DIADESOL 2022 da Associação Brasileira de Engenharia Sanitária e Ambiental – Seção São Paulo (ABES-SP). A ação conjunta com a ABES – Subseção Litoral Paulista (Baixada Santista e Vale do Ribeira) e Reciclus (Associação Brasileira para a Gestão de Logística Reversa), tem o objetivo de desenvolver atividades que despertem a consciência sobre as questões relativas aos resíduos sólidos, com a realização do 11º Concurso de Desenho Infantil (do qual participam estudantes de escolas públicas e privadas) e do 15º Concurso de Vídeo Amador (voltado a estudantes e público em geral).

A cidade de Pariquera-Açu, por meio das Diretorias Municipais de Educação e de Meio Ambiente, inscreveu no concurso de desenho infantil sete escolas: as EEMEF’s Presidente Vargas, Professor Milcio Bazoli, Professor Moacyr Pinto Santiago, Professor Sidney Conceição Medeiros Egídio, e as EMEIF’s Manuel José Martins e Bairro Senador Dantas.


Com isso, na última sexta-feira (13), na Sede da Superintendência Regional da Sabesp, a Equipe de Voluntariados da Unidade entregou para o município 1.300 exemplares impressos da “Cartilha do Bem: Aprendendo a Cuidar do Meio Ambiente” – para trabalhar o tema com os alunos do Ensino Fundamental. Produzida pela ABES-SP em parceria com a Reciclus, a Cartilha orienta o público infantil sobre a importância de reciclar e reutilizar resíduos.

"A Iniciativa visa estimular a conscientização sobre as questões relacionadas aos resíduos sólidos no âmbito escolar e sobre a gestão adequada desses resíduos", explicou o coordenador do Voluntariado Sabesp da Unidade de Negócio Vale do Ribeira e Representante do Consultivo ABES-SP, Fábio Severo.

De acordo com a diretora municipal de Meio Ambiente, Renata Cristina de Lima, a Campanha DIADESOL vem somar ao conteúdo de Educação Ambiental que vem sendo trabalhado na Rede de Ensino desde 2017 com o tema: Resíduos Sólidos – Materiais Recicláveis. "Graças ao nosso Projeto Escola Amiga do Meio Ambiente toneladas de resíduos deixaram de ir para o aterro", destacou Renata.

Por sua vez, a diretora municipal de Educação, Maria Alaídes Caldeira Sales, agradeceu a parceria com a Sabesp e complementou: “Nosso Projeto Escola começou pequeno e hoje é grandioso. Nossas crianças têm consciência da necessidade da preservação e do papel delas como agentes multiplicadores”.

Ainda é possível participar. Basta acessar o site da ABES-SP para solicitar o cadastro. O edital e o regulamento estão disponíveis na página. Podem se inscrever: instituições governamentais e não governamentais; escolas; universidades; empresas fabricantes de embalagens; empresas de coleta e tratamento de resíduos e recicladoras; rede de supermercados; comitês de bacia hidrográfica; comunidade em geral; artesãos, artistas plásticos, educadores ambientais etc.

Para saber mais, clique aqui.

Leia também

Cajati terá diversas atrações para comemorar o 30º aniversário do município

Estão abertas às inscrições para cursos gratuitos online nas áreas de beleza e empreendedorismo

Homem é multado por mais de 6 mil reais por degradação ambiental causada por queimada

Dia 22 de maio acontece o evento Cavalgada no Vale do Ribeira