Conheça um pouco sobre a história de Registro

De um pequeno povoado às margens do rio para a Capital do Vale do Ribeira

Por Redação 30/11/2019 - 16:00 hs
Foto: Registro Diário

Registro, que recebeu seu nome por ter se tornado a sede do registro e fiscalização do ouro para a Coroa Portuguesa na época do Brasil colonial, é um município situado às margens do Rio Ribeira de Iguape e é considerada a capital do Vale do Ribeira.

Inicialmente Registro fazia parte da cidade de Iguape, mas em 30 de novembro de 1944, a cidade teve sua emancipação e tornou-se um município independente.

 Oriunda de um pequeno povoado ribeirinho, Registro passou a ter um crescimento significativo com a chegada dos primeiros colonizadores Japoneses, em 1913. Recém chegados à cidade, os imigrantes iniciaram o cultivo de diversos produtos como arroz, chá e junco.  Foi criada também a Companhia Ultramarina de Empreendimentos S.A., o KKKK, com objetivo de apoiar os imigrantes japoneses que haviam partido para a cidade de Registro. 

A Influencia da cultura japonesa se mantém forte no município, tendo várias ruas nomeadas em homenagem aos colonizadores, monumentos, associações e, mesmo com os avanços recentes, Registro não deixa de lado suas raízes, realizando anualmente celebrações de festas tradicionais, trazidas pelos colonizadores, como o Bom Odori e o Tooro Nagashi, que é considerado o maior da América Latina. 

CONTINUA APÓS A PUBLICIDADE 

No período de 1917 Registro tornou-se o maior produtor de arroz do estado e, não muito tempo depois, a produção de chá também passou a ser um dos destaques da cidade. O investimento nos chazais deu tão certo na região que, nos dias atuais, a cidade sustenta o titulo de Capital Brasileira do Chá. Ao longo do tempo a produção de banana também obteve seu destaque e relevância na história da cidade.

Dentro de seus 74 anos de existência, Registro teve um crescimento perceptível, tanto estrutural quanto populacional.  Atualmente a cidade tem em média 56 mil habitantes e frequentemente novas instituições enxergam o município como uma região promissora para novos investimentos.

No ano passado, o Registro Diário presenteou a cidade com um novo vídeo do hino nacional mostrando diversas localidades e momentos tradicionais do município.

Nesse dia 30 de novembro, a Equipe do Registro Diário parabeniza nossa cidade por seus 75 anos de existência.














-->