'Faça e Venda': Curso gratuito capacita pessoas para geração de renda e estímulo ao empreendedorismo

O curso de culinária prática teve duração de cinco dias e capacitou o total de 19 pessoas, sendo 15 delas selecionadas pelo CRAS

Por Redação 29/11/2019 - 16:41 hs
Foto: Divulgação / Fábio Tatu
'Faça e Venda': Curso gratuito capacita pessoas para geração de renda e estímulo ao empreendedorismo
Curso foi idealizado pelo Vereador Fábio Tatu, com parceria do Centro Universitário UNIVR

Foi finalizado, nesta sexta-feira (29), o curso prático de culinária “Faça e Venda”. O curso, que foi totalmente gratuito, teve início na última segunda-feira (25) e teve o objetivo de trazer uma oportunidade de geração de renda e empreendedorismo aos participantes.

A iniciativa é de autoria do vereador Fábio Tatu (Cidadania), em parceria com o Centro Universitário UNIVR (Universidade do Vale do Ribeira). O reitor da instituição, Fred Simões, e a coordenadora do curso de Nutrição, Mariana Vicentini, também acompanharam todo o processo.

CONTINUA APÓS A PUBLICIDADE 

Ao todo, 19 pessoas concluíram o curso, sendo 15 selecionadas pelo Centro de Assistência Social (CRAS) de Registro e 4 do curso de Nutrição. Os materiais para utilizar durante o curso também foram oferecidos gratuitamente.

As aulas foram dividas em 5 especialidades: Higiene e Manipulação de Alimentos, salgados, Doces, Linha Fitness e Noções de Empreendedorismo, Custos e Formação de Preço e Formalização (que contou com a parceria com o Centro Municipal de Capacitação/Sala do empreendedor).

De acordo com Amanda Cabral, uma das pessoas que participaram do curso, a iniciativa proporcionou muito conhecimento na área da culinária e ela busca utilizar tudo o que aprendeu para montar o seu negócio. “Em poucos dias aprendi bastante coisa que eu não sabia, agora vou poder da continuidade e fazer aquilo que aprendi , abrindo meu próprio negócio de vendas. Só tenho que agradecer a todos pela oportunidade”, relata.

Já Monik Gonzaga disse que já fez outros cursos, mas nenhum foi tão completo quanto esse. “O curso foi maravilhoso! Aprendi coisas que eu não fazia ideia sobre alimentação. As meninas que realizaram o curso comigo também elogiaram muito a iniciativa. Toda a equipe foi muito atenciosa. Eu já tinha feito outros cursos, mas não tão completo quanto esse, que nos ensinou tudo, desde o começo até o final – compra de matéria prima, como manipular os alimentos, fazê-los e vendê-los -. Adorei muito fazer o curso e só tenho elogios de todos que estavam lá”, comenta.

COTNINUA APÓS A PUBLICIDADE 

O idealizador do projeto, vereador Fábio Tatu, diz que a principal proposta do curso foi criar oportunidades e alternativas para geração de renda, além de estimular o espírito empreendedor e despertar a autonomia aos participantes. “Um dos problemas mais difíceis de se resolver em nossa cidade diz respeito ao desemprego. Idealizei o curso, principalmente, por conta do final do ano, onde existe uma demanda por esse tipo de serviço”, conta.

O vereador também agradece aos colaboradores da iniciativa: “Quero agradecer a todos os participantes e colaboradores, em especial ao Reitor da UNIVR, o Prof. Fred Simões, e a Coordenadora Mariana, por abraçarem com tanto carinho e proporcionarem as ferramentas necessárias para a plena execução".














-->