Vale do Ribeira tem seis confirmados do Covid-19 e 315 ainda são suspeitos

Segundo as prefeituras municipais, 16 cidades da região monitoram os pacientes suspeitos, que aguardam o resultado dos exames em isolamento

Por Redação 06/04/2020 - 20:25 hs
Foto: Reprodução Internet

Até a última atualização, o Vale do Ribeira registra o total de seis casos confirmados do Covid-19 e mantém os 315 suspeitos. Os casos foram apurados com as prefeituras municipais. Vale ressaltar que os casos só são oficialmente reconhecidos como suspeitos pelo Ministério da Saúde após a realização dos testes, porém, o país sofre com a ausência de kits de teste rápido para a compra direta.

Os testes rápidos serão destinados aos profissionais de Saúde da Rede Municipal e serão realizados somente em sintomáticos, conforme protocolo definido pelo Ministério da Saúde, após avaliação clínica. Para a população geral, sintomática, somente farão o teste para Covid-19 após avaliação clínica dos sinais e sintomas, seguindo os critérios estabelecidos. Os casos considerados leves (sintomas de gripe) somente serão monitorados pelas equipes de saúde em isolamento domiciliar.

Casos confirmados

De acordo com as prefeituras municipais, duas cidades do Vale do Ribeira registraram casos confirmados do Covid-19, sendo Pariquera-Açu e Ilha Comprida, que possui o maior número de casos. Vale destacar que a Prefeitura de Ilha Comprida contratou um laboratório credenciado para a realização de testes em todos os casos suspeitos do município.

Neste domingo (5), a Divisão Regional de Saúde (DRS) do Vale do Ribeira divulgou um boletim onde confirmava um caso de coronavírus no município de Iguape. A prefeitra do município emitiu uma nota pública negando a informação.

De acordo com a administração municipal, o dado não consta no sistema oficial de controle e supõe que possivelmente tenha sido um erro de digitação, por parte da Divisão Regional de Saúde, no momento da consolidação dos dados.

Segundo a prefeitura, a notificação seria do município de Peruíbe ou Cotia, porém, nenhuma das prefeituras obteve a ficha da notificação do caso. Até a última atualização desta reportagem, a DRS não se pronunciou sobre o assunto.

Número de casos confirmados por cidade

Ilha Comprida (5)

O primeiro caso confirmado no município é de um jovem de 14 anos. Ele esteve em São Paulo acompanhando familiares em uma cirurgia em um hospital. O segundo caso foi confirmado na mãe do jovem. Já o terceiro e quarto em dois profissionais de saúde, e o quarto, confirmado nesta segunda (06), no pai do jovem de 14 anos. Todos passam bem e estão em isolamento domiciliar.

Pariquera-Açu (1)

O resultado do teste do primeiro caso confirmado no município foi divulgado no dia 31 de março. De acordo com a prefeitura, o paciente tem 41 anos e trabalha em São Paulo. Ele realizou o exame em uma clínica particular e comunicou ao laboratório do Departamento de Saúde municipal. O paciente está em isolamento domiciliar.

Casos suspeitos

Segundo apurado pela reportagem, 16 cidades do Vale do Ribeira estão monitorando casos suspeitos, sendo em: Iguape, Miracatu, Juquiá, Registro, Pariqura-Açu, Jacupiranga, Ilha Comprida, Cajati, Cananéia, Itariri, Barra do Chapéu, Pedro de Toledo, Eldorado, Apiaí, Barra do Turvo e Sete Barras. Cajati segue sendo a cidade com o maior número de casos suspeitos na região, totalizando 106 até o momento.

Número de casos suspeitos em cada cidade

Cajati (106)

À reportagem, a Prefeitura Municipal de Cajati informou que o número de casos suspeitos do novo coronavírus no município caiu para 106.  Desse total, 12 aguardam o resultado do teste, e 94, que são considerados casos mais leves, estão sendo monitorados em isolamento domiciliar.

Dos 106 pacientes, há um homem de 77 anos que está em internação no Hospital São João, na cidade de Registro. Já outro paciente, um idoso de 78 anos, acabou morrendo devido as comorbidades que ele tinha.

Conforme a administração municipal, ele já estava acamado e era cardiopata. A suspeita é de falecimento pelas complicações que já tinha e não pelo coronavírus, mas, foi feito o exame e deve levar cerca de 15 dias para o resultado. 

Pariquera-Açu (48)

A Prefeitura Municipal de Pariquera informou que mantém o total de 48 casos suspeitos do Covid-19 no município. Desses, 13 estão aguardando o resultado do teste. Os outros 35 pacientes, que apresentamos sintomas mais leves, estão em isolamento domiciliar.

Registro (29)

A Vigilância em Saúde de Registro informou que o número de casos suspeitos de coronavírus (Covid-19) caiu para 29 no município. Segundo a prefeitura, destes, três estão internados.  Os demais seguem o protocolo de isolamento domiciliar.

Juquiá (28)

De acordo com a Secretaria Municipal de Saúde de Juquiá, o número de casos suspeitos subiu para 28 no município. Desse total, quatro aguardam o resultado e 24 (casos leves) apenas estão em isolamento domiciliar.

Iguape (28)

De acordo com a administração pública, o município monitora o número de 28 pacientes que apresentaram os sintomas e outras comorbidades da doença. Desses, 19 aguardam o resultado dos testes e nove, que são casos considerados mais leves, estão somente em isolamento domiciliar.

Miracatu (19)

De acordo com a Prefeitura de Miracatu, os casos suspeitos do Covid-19 subiram para 19. Oito pacientes que apresentaram sintomas mais graves aguardam o resultado do teste. Entre os oito pacientes, um homem de 33 está internado no Hospital Regional de Registro.  11 pacientes que apresentaram sintomas mais leves estão em isolamento.

Jacupiranga (17)

De acordo com o Boletim Epidemiológico de Jacupiranga, o município registra 17 casos suspeitos do novo coronavírus. Desse total, apenas seis aguardam o resultado do exame. Os demais seguem o protocolo de isolamento domiciliar.

Ilha Comprida (15)

De acordo com o Departamento Municipal de Saúde de Ilha Comprida, o número de casos suspeitos do novo coronavírus caiu para 15. Os pacientes foram atendidos no Posto Avançado Covid 19, no Espaço Cultural Plínio Marcos, avaliados e encaminhados para isolamento domiciliar. Eles estão sendo monitorados pela saúde diariamente.

A Prefeitura de Ilha Comprida ressalta que, ao apresentar os primeiros sintomas do Coronavírus, a orientação é procurar atendimento no Posto Avançado, no Espaço Cultural Plínio Marcos - Av. São Paulo 1000, no Balneário Adriana, que atende 24 horas. O atendimento está sendo no Posto Avançado para não haver risco de contágios nos postos de atendimento do município.

Apiaí (6)

De acordo com o boletim epidemiológico da Prefeitura Municipal de Apiaí, o número de casos suspeito de coronavírus no município caiu para 6. Os pacientes estão em observação domiciliar.

Sete Barras (4)

De acordo com a Secretaria Municipal de Saúde de Sete Barras, o município mantém quatro pacientes que apresentando sintomas suspeitos do coronavírus. Segundo a unidade, dois estão internados e dois estão em isolamento domiciliar. Os pacientes aguardam o resultado do teste.

Cananéia (4)

A Prefeitura Municipal de Cananéia informou que continua com quatro os casos suspeitos do Covid-19. De acordo com a administração municipal, o primeiro está em isolamento domiciliar no município. O segundo e o terceiro caso são pacientes que deram entrada em uma unidade de saúde fora do Vale do Ribeira, mas possuem o cartão SUS com endereço de Cananéia. Já o quarto trata-se de uma moradora que apresenta sintomas gripais e falta de ar, ela está internada.

Itariri (3)

Segundo a prefeitura, a cidade mantém o número de três casos suspeitos. Todos estão em isolamento. Um óbito em investigação foi descartado, pois testou negativo para doença.

Barra do Turvo (3)

De acordo com a última atualização do boletim epidemiológico da Secretaria Municipal de Saúde de Barra do Turvo, três pacientes com sintomas suspeitos do Covid-19 estão sendo monitorados. De acordo com a unidade, os pacientes estão estáveis e aguardam o resultado do teste em isolamento.

Pedro de Toledo (3)

De acordo com a Secretaria Municipal de Saúde de Pedro de Toledo, os casos suspeitos do Covid-19 caíram para três no município. Os pacientes estão internados em estado grave e aguardam o resultado do exame

Barra do Chapéu (1)

De acordo com a última atualização da Prefeitura de Barra do Chapéu, um morador do município está sendo monitorado após apresentar sintomas do novo coronavírus. O caso foi notificado pelo Grupo de Vigilância Epidemiológica do município de Itapeva. O paciente está em isolamento domiciliar seguindo o protocolo do Ministério da Saúde, e sendo monitorado constantemente. 

Eldorado (1)

A Prefeitura de Eldorado informou que registra apenas um caso suspeito. O paciente está bem e aguarda o resultado teste.